Este Blog tenciona ser um retrato do Direito na prática, demonstrando como as relações sociais são afetadas pelo sistema jurídico atual e como a sociedade pode se utilizar desse sistema. É um trabalho voltado para leigos, no sentido de informar, tornando o cidadão mais consciente de seus direitos e deveres no dia a dia. Também agrega valores culturais ao apresentar as riquezas da minha cidade de coração, Valença, e região do Vale do Café.

O Direito em Nossas Vidas

23 de janeiro de 2010

Esta é a primeira postagem do Direito 3X4, e fiquei pensando no que poderia ser tão relevante a ponto de estar aqui. Então me deparei com o próprio conceito do Direito: "Direito é o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais". Mas o que isso significa na prática? Significa que quase tudo que fazemos é regulado pelo Direito. "Como assim?"
Vejamos o nosso cotidiano: as contas de luz, água, gás, telefone, cartões de crédito... Quantos de nós já não tivemos um problema com uma delas? E no trabalho? Direitos não pagos aos empregados, ou na outra ponta, empregados que não fazem o que foi combinado para sua função? A família, então, é um caso à parte... casamentos, separações, mortes com ou sem herança... Brigas de vizinhos também são comuns... Mas e aquele imóvel que finalmente você conseguiu comprar? Será que o contrato está correto? Será que não está sendo lesado na hora de assinar?
Enfim, nossa vida TODA está no papel, desde a hora em que nascemos até a hora da morte, e às vezes até depois dela. Por isso, para iniciar nosso blog, menciono o caso de um consumidor que teve seu nome incluído em órgãos de maus pagadores (SPC, Serasa), de forma indevida, porém teve seu direito satisfeito ao ter seu nome limpo e receber uma indenização de R$10.000,00. Está aí a importância de guardar as notas dos produtos comprados, de anotar o número do protocolo da reclamação ou de cancelamento do serviço, junto com o dia e o horário. Na hora de impetrar uma Ação, isso faz TODA a diferença. Nós, Advogados, trabalhamos com PROVAS. Quanto mais, melhor! Portanto, vamos guardar tudo, e com organização, porque, diga-se de passagem, a gente nunca sabe quando vai precisar. "Estão abertos os trabalhos"!

Nenhum comentário:

Adapted By Victor S. Gomez